ONDA|ECO|Biomas Terrestres
A Terra é formada por grandes ecossistemas relacionados entre si de maneira hierárquica:
Biosfera: ambiente formado por todos os seres vivos
Biociclos: ambientes menores dentro da Biosfera:
Temos três biociclos:
terrestre (Epinociclo),
água-doce (Limnociclo)
marinho (Talassociclo).
Biocóras: ambientes dentro dos biociclos que apresentam características próprias. Desta maneira no Biociclo terrestre ou Epinociclo, temos quatro bicóras, que são, florestas, savanas, campos e desertos.
Biomas: grandes comunidades dentro da Biocóra. Na Biocóra floresta, encontra, três Biomas: floresta boreal, floresta caducifólia e floresta tropical. Os biomas terrestres são grandes comunidades que estão associadas ao clima, ou seja, sabe-se que tanto as plantas como os animais estão distribuídos em zonas que dependem, em parte, deste fator. Desta maneira, próximo à região equatorial encontramos as florestas pluviais tropicais e na região ártica encontramos a tundra. Entre as duas, ocorrem florestas boreais, florestas caducifólias, campos e desertos. Todos estes grandes biomas estão relacionados com a temperatura que varia latitudinalmente, e estão caracterizados por uma vegetação clímax, típica de cada um, apesar das espécies componentes diferirem entre as várias partes do mundo.
Por exemplo florestas pluviais tropicais em qualquer parte do mundo apresentam folhas grandes e espessas ao lado de copas densas. Os grandes desertos apresentam, também, vegetação semelhante, quer seja na Califórnia ou no Saara. Com os campos ocorre o mesmo em todas as partes do mundo. As regiões onde dois biomas se encontram ou apresentam gradação mútua são denominadas ecótonos. São seis os principais biomas terrestres: Tundra, Taiga, Floresta Caducifólia, Floresta Tropical, Campos e Desertos.
Ecótomo - zona de transição entre duas comunidades. Suas dimensões são variáveis e nele vivem espécies provenientes das comunidades vizinhas além de espécies peculiares à própria região.
Biótopo - ambiente físico ou químico onde vive a comunidade (área explorada pela comunidade).
Ecossistema - conjunto de componen-tes abióticos (elementos sem vida animada) e biótico (seres vivos) que num determinado meio, trocam matéria e energia. O ecossistema é pois o conjun-to de uma comunidade (biocenose) mais o meio que a cerca (biótipo).
O ecossistema é a unidade funcional básica da ecologia. São exemplos de ecossistemas os rios, os mares, os desertos, os lagos, as florestas, as planícies etc.
Biosfera - região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível. Pode ser considerada como o conjunto de todos os ecossistemas. A biosfera é dividida em biociclos. Estes são ambientes menores dentro da biosfera. Há três biociclos:
Talassociclo - biociclo marinho.
Epinociclo - biociclo terrestre.
Limnociclo - biociclo da água doce.
Costuma-se dividir os Espécies: O Biociclo terrestre se divide em quatro biócoros: floresta, savana, campo e deserto. Por sua vez, os biócoros são divididos em zonas diferentes denominadas Biomas. Se tomarmos como exemplo o bioma florestal teremos diferentes tipos de floresta: F. Tropical, F. Temperada, etc. Cada tipo desses representantes é um bioma.
Nos Talassociclos vale ressaltar que nele distinguem-se três componentes bióticos: plâncton, bênton e nécton. O plâncton é constituido por seres microscópicos que não possuem movimentos próprios, sendo por isso arrastados pela correntezas. O plâncton vegetal é denominado fitoplâncton e se constitui de algas. O animal é denominado zooplâncton e se compõe de protozoários e microcrustáceos principalmente. O plâncton serve como alimento para seres que vivem no meio marinho . O bénton é constituído por seres que vivem no fundo do mar, e o nécton, por seres que possuem movimentos próprios, como peixes, mamíferos marinhos, tartarugas etc.
Habitat - (Habitação) local onde podemos encontrar uma determinada espécie, você jamais encontrará naturalmente um tubarão em rio amazônico, isto porque, o habitat do tubarão é marinho. Portanto, o habitat é o endereço de uma espécie.
Nicho Ecológico - (Profissão) é o papel que determinado ser executa dentro do seu habitat (predador, produtor, etc).