ONDA|ECO

Posted by GWC - Brasil on 21:24

A palavra ecologia tem origem de duas palavras gregas: OIKOS, que significa CASA e LOGOS que significa ESTUDO. É, portanto o estudo da casa dos seres vivos, ou seja, o estudo do ambiente, bem como dos seres vivos que nele habitam.
Ecologia é a ciência que estuda o relacionamento dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A ecologia se divide em: ALELOBIOSE (divide-se em CENOBIOSE / ALOIOBIOSE) E ECOBIOSE.
Entende-se por alelobiose ao relacionamento dos seres vivos entre si. Quando o relacionamento é entre indivíduos de mesma espécie denominamos de cenobiose e quando envolve indivíduos de espécies diferentes usamos o termo aloiobiose. 
Resultado de imagem para ecologia
Exemplos:
CENOBIOSE: formigas no formigueiro, abelhas na colméia, um casal em um quarto, etc. 
ALOIOBIOSE: bactérias no estômago dos ruminantes, parasitas no seu intestino, etc. 
ECOBIOSE: é o relacionamento dos seres vivos com o meio ambiente. 
Resultado de imagem para ecologia
É a versão moderna da antiga disciplina conhecida como História Natural. É ligada à biologia, e estuda a relação existente entre todos os seres vivos e o ambiente em que vivem. Pelo estudo da ecologia é possível saber como o homem modifica o ambiente em que vive e quais as conseqüências de seu comportamento, pois nenhum animal, nenhuma planta, vivem isolados. Cada um se relaciona com os outros, com a terra, o ar e a água, que constituem seu ambiente físico.
Resultado de imagem para ecologia
Os maiores problemas causados pelo homem são a poluição e a destruição do meio ambiente. A contaminação da água e do ar tem atingido níveis muito altos, o desmatamento tem levado à extinção espécies animais e vegetais. Isso causa um desequilíbrio muito grande, afetando o próprio homem.
Categories: